Criminologia

Bandido bom é bandido morto. Então, cuidado(!), você pode ser morto.

É comum ouvirmos por aí pessoas que ainda defendem que “bandido bom é bandido morto e que a polícia tem mais é que matar essa bandidagem toda.

Cada vez que ouço isso me pergunto: quem é bandido? O que é preciso para ser considerado bandido? Basta praticar crime? Qualquer crime?

Se basta praticar crime para ser bandido; se bandido bom é bandido morto; e se a polícia pode matar bandido, fico imaginando a polícia entrando na Câmara/Senado e matando todo mundo.

Ou indo nas grandes empresas mundiais e matando seus presidentes/executivos.

Ou, então, pegando motoristas bêbados e atirando neles.

Ou, na porta do cinema/show/teatro/estádio de futebol, matando quem apresenta carteirinha de estudante falsa.

Afinal, bandido bom é bandido morto, certo?

Mas já paramos pra pensar que não há como ter a certeza de que a pessoa morta realmente era criminosa, visto que nem processo criminal será instaurado contra ela? Se nem condenação terá? Sem direito de defesa?

Como querer um país mais justo se defendemos a injustiça de retirar a vida de uma pessoa por ela ter praticado um crime?

Se for assim, sinceramente, tenho medo de ser morto, pois com certeza já cometi atos que são considerados pela lei como crime e, consequentemente, posso ser considerado um bandido. E mais, se eu fosse você também teria esse receio, pois tenho certeza que já cometeu algum.


Gostou do texto? Curta! Basta clicar na estrela que está abaixo do post.

Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou.

Para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Ah! Segue o blog, né?! Sem falar de cadastrar o seu email para receber as nossas atualizações sempre que novos textos forem postados. Basta ir no final da página inicial, clicando aqui, e seguir o passo a passo. É fácil e assim você não perde nenhum post.

Um grande abraço!

Anúncios

33 replies »

  1. Pois é, Pedrão, concordo plenamente contigo.
    O problema dessa linha de raciocínio, de bandido bom ser bandido morto, é os leigos não entenderem as seara do Direito Penal…
    Poxa, um casal se divorciou, e uma das partes não veio a “dar” o divórcio.
    Vinte anos depois, uma das partes resolve casar…
    Já está prestes a cometer o crime de poligamia, pois na esfera cível, se encontra em matrimônio ainda….
    É dureza……….

    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    • Justamente!
      As pessoas associam o crime ao homicídio, estupro e demais crimes violentos, se esquecendo (ou não sabendo) que a maior parte dos nossos presos está na cadeia por pequenos tráficos, roubos de celular e outros crimes praticados com pouca violência efetiva.
      Temos milhares de tipos penais no Brasil, levando-se em consideração todas as legislações ainda em vigor, logo, difícil é não praticar nenhum crime.

      Um grande abraço!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Vocês se fazem de desentendidos. “bandido” não significa aquele que por exemplo “apresenta carteirinha de estudante falsa” e sim aquele que pega uma pessoa arrasta pro mato , estrupa, esfaqueia, corta. Ou aquela pessoa que pega uma criança de 2 anos e a faz chupar um homem de 60. Ou uma pessoa que assalta, a pessoa entrega o celular por exemplo, e o BANDIDO atira ou agride somente por fazer. isso é ser BANDIDO…agr para os outros crimes deve existir punição sim, mas não a MORTE.

    Agora experimente ter uma/um filha/filho de 3 anos estrupado por um BANDIDO como “VOCÊ” , você estruparia, mataria, esfaquearia, atiraria???? isso é BANDIDO, não esses que voce conhece no seu mundinho”apresentando carteirinha de estudante falsa”.

    Tem que ter punição para todos , e julgamento melhor ainda.
    Mas não ache voce se compara a bandido somente por causa de carteirinha.

    Curtido por 1 pessoa

    • Não é fazer de desentendido, pelo contrário, é perceber que bandido é quem comete crime, independente de qual crime for.
      E mais, as cenas de linchamento que vemos por aí não são contra terríveis e sanguinários bandidos, mas contra pequenos ladrões e furtadores, o que acaba por desmentir o que alega, de que crimes bárbaros devem ser punidos com morte.

      Mas tudo é questão de opinião e não vim aqui dizer verdades, apenas levantar questionamentos.

      Um grande abraço!

      Curtir

    • Concordo perfeitamente com a “Lógica”. BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO SIIIM!

      Não venha querer falar por causa de uma carteirinha, fingir a lei por esses tipos de ocorridos.

      Quando se tira a vida de uma pessoa, creio que o Estado deveria sim tirar a vida do criminoso.

      Não é independente do crime que vai morrer, vai tirar a vida de uma pessoa por causa de carteirinha falsa, faz de desentendido. Muito desentendido ainda. Creio que não sabe nada sobre a vida. Não conhece o pais em que vive, nao conhece este Brasil, não conhece as ruas que anda, não lê jornais? Não está atualizado sobre a sociedade? Não sabe o quanto a população e policiais sofrem na mãos de bandidos, e o quanto a justica é injusta.

      Quando se Mata, Estrupa, entre esses tipos de fatores TEM que morrer sim.

      Mas Pra que tem que morrer? Ou, Pra que bandido ser apenas preso? Para apenas ele ser o rei na cadeia por ter matado um policial, ou pela tal forma que matou?

      O Estado já julga o tempo de prisão, as multas, por inflacionar tal crime. Ele vai continuar julgando, mas na questão de matar, estrupar, o Estado deveria logo descartar o crimionoso após análises bem feitas e rápidas decretando a execução (a esperança de acontecer, mas não hoje, e nem amanhã, quem sabe um dia.).

      Não digo só matar na forma de ação ativa, pegar em uma arma, e atirar. Deputados, esses corruptos que matam milhões de pessoas diariamente, matam de forma indiretamente, mas independente de que maneira esteja matando, esta matando, ninguem tem o direito de tirar a vida, por que aquele cidadao, tirou, tirem a dele tambem.

      -> BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO <-
      Obs: cada vez mais o índice de pessoas com essa mesma idéia cresce, sabe por que? Porque o povo tá sofrendo nas mãos desses criminosos.
      Um beijo!!!

      Ordem e Progresso

      Curtir

  3. Ai, que fofo!!! Quer dizer então que se o neguinho fizer “pequeno tráfico” ou “pequenos assaltos a mão armada”, ou ainda “pequenos estupros” está tudo bem?? Afinal, não é um peque no tráfico que vai alimentar o traficante e o bandidnho matador de pai de família. Quem amta pai de família deve ser o “pulissa” malvado, opressor e amigo da ditadura!! É essa sua lógica? Quer dizer que quem rouba um pote de manteiga merece o mesmo tratamento de quem rouba um caminhão de carga e bota o pavor no motorista e ajudantes?? Que mimo!! Faz o seguinte, “Pedro”, pega toda essa gente de quem você tem dó e bota dentro da sua casa e do seu “amigo” “Richardson São Paulino”. Aproveita pra ver se a FDP da Maria do Ossário também não quer alguns estupradores na casa dela… ela anda precisando, pelo jeito. Você é tão “inteligentinho” que deve saber o significado de “Vigarice intelectual” que é o que vc pratica! Não seja um canalha, seu bosta! Vc é mais um burguesinho que invade escola pra protestar contra a “falta de merenda” com um iPhone no bolso e um iBook debaixo do braço, né? Faz o seguinte, seu otário, vai dar um rolê a noite no Capão Redondo, no Jardim São Luíz ou no Jardim Colônia, sua besta. Depois vem falar de bandido aqui. Ah, se vc estiver no Rio, vai até Nova iguaçu dar um rolezinho… pra um otário do seu nível já basta.

    Curtido por 1 pessoa

    • Sem argumento, correu para “só tô levantando questionamentos”. Falso do caralho! Mauricinho de merda que vive em condomínio cercado de seguranças e muros altos!!!

      Curtir

    • Pra que essa raiva toda, cara?
      Não é a toa que estamos nessa crise toda.
      Vc vem, lê umas poucas linhas, e já se acha no direito de dizer quem eu sou? E pior, vem ficar me insultando?

      Se ponha no seu lugar, cara.
      Vá estudar um pouco sobre criminologia e depois, se entender, venha dialogar.

      Ofender é muito fácil, difícil é tecer comentários construtivos.

      Fica aí atrás de um perfil que não o identifica e pensa que com isso tem o direito de ofender os outros na internet.

      Tenta pensar um pouco fora da caixinha, cara, só um pouco fora do senso comum.

      Curtir

  4. …Eu poderia escrever aqui uma farta lauda, explicando o mérito da Frase : “…Bandido bom é bandido morto!”, frase aliás longe de ser cunhada na realidade, mas oriunda de uma fala cinematográfica e adotada pela inteligentsia pseudo-litero-esquerdista de merda como você!
    Você é apenas isso! Um Idiota! Um idiota completo! Alienado da realidade…até o dia que for assaltado com violência…por coisas de valor irrelevante…como um celular por exemplo!
    Siga o calvário de obter justiça perante a lei! A queixa-crime o inquérito, e assista como o criminoso (se for pego e estiver preso!) será condenado! Fique lá! Acompanhe tudo de perto! Testemunhe contra ele! Isso mesmo! Testemunhe em todas as instâncias! O Advogado dele, seja particular ou fornecido pelo estado, vai deixá-lo ler o processo! E lá ele vai saber o seu nome, talvez até onde você mora! Ele vai ser condenado! Vai! Mas, durante todo esse tempo de processo e inquérito,graças ao seu testemunho ele ficou preso, e esse tempo vai ser descontado da condenação dele e contar para a progressão penal! Significa que depois de pelo menos uns dois a três anos, que você acompanhou todo o processo condenatório do elemento que usou uma arma, talvez tenha te lesionado com um tiro, facada, ou espancamento…ele vai ficar preso talvez uns 10 a 12 meses apenas e vai sair de semiaberto… Claro! Com muito esforço ele vai pegar uns 12 anos de cadeia! Se for reincidente, se tiver o agravante de ter praticado violência contra a vítima, mas ele aguardou o processo preso! Uns dois ou três anos em média! Fica mais uns meses preso…e sai!
    E aí sabe de quem ele vai atrás?? Isso mesmo vai atrás de você! Vai estar puto da vida, por que você ferrou a vida dele! Vira caso pessoal!
    Entende agora por que a expressão?
    Entende agora por que as pessoas não prestam queixa?
    Entende agora que é melhor as pessoas poderem portar armas e reagir se morarem em zonas críticas?
    Por que as pessoas deveriam ter uma lei bem severa que permitisse a regulamentação do porte e uso de armas de fogo como defesa pessoal a qualquer cidadão de bem?
    Ah! Devemos mudar as leis então! Claro! Eu sei disso! Você sabe disso! Mas quem deveria fazê-lo não o faz! Motivos? Diversos motivos! Um deles é que as cadeias superlotariam rapidamente! Outros motivos estariam ligados ao que se chama excessivo rigor da lei! Acredite! Tem gente que acredita (você por exemplo!) que pode “consertar” criminosos! Desprezando aquilo que se sabe há séculos: “As pessoas só mudam quando querem mudar! Se para pior ou melhor ninguém sabe!”
    Desejo que você nunca sofra a violência de um assalto. Mas pense na burrice que escreveu.

    Curtir

    • É….
      Pq é tão difícil estabelecer uma troca de opiniões sem que seja necessário agredir, ofender, prejulgar, …

      A pessoa não te conhece, não sabe quem é, não tem ideia do que faz e se acha no direito de julgar.

      Eu só não apago comentários ofensivos como esse pq o espaço e democrático e não haverá censura à “liberdade de expressão”.

      Mas é necessário mais respeito com os outros.

      Ninguém aqui tá defendendo bandido, cara, apenas se fala sobre o fato de que quem pratica crime contra “bandido” também será considerado “bandido”, pois estará cometendo um crime. E que todos nós praticamos diversos crimes diariamente.

      Essas análises não tem o objetivo de inocentar quem pratica crime, tampouco defender a não punição, mas um convite à realização de um raciocínio mais profundo sobre o tema, diferente daquele repassado no Datena.

      Não é difícil compreender a sua opinião, haja vista toda a demonstração de violência em seus comentários.

      Um grande abraço

      Curtir

      • Só um momento, se você está julgando por se sentir agredido, insultado. Imagine se for roubado, estrupado.
        Neste trecho:

        “Ninguém aqui tá defendendo bandido, cara, apenas se fala sobre o fato de que quem pratica crime contra “bandido” também será considerado “bandido”, pois estará cometendo um crime.”

        Não precisaríamos estar a favor de fazer um “crime” , creio com perfeita ordem que caberia ser um JUSTIÇA, com estes bandidos, se eles não estivessem em seus devidos lugares.

        Curtir

  5. bandido bom é bandido Morto !

    È apenas uma expressão da sociedade para transmitir sua indignação com a impunidade com crimes ediondos e dolosos, ela esta dizendo que prefere o crime do justiçamento ao crime da impunidade, nos precisamos urgentemente de pena de morte para esse tipo de crime , a clausura ja se demonstrou ineficaz de recuperar quem quer que seja,a sociedade não deseja recuperar quem comete assassinato com dolo ou estupra, ou quem assalta com a mão armada, ela quer que essas pessoas sejam executadas para não voltarem a cometer crimes é esse tipo de bandido que é melhor morto do que vivo

    Curtir

    • A pena de morte vem deixando de ser utilizada em todo o mundo, pq nós a implementaremos?

      Apostar apenas em sanções mais rígidas é desconsiderar todas as causas que levam ao cometimento do crime.

      Um grande abraço!

      Curtir

      • Deve ser porque os outros pais tem infraestrutura melhor, a recursos, mas já passaram por isso, sabem o que o Estado é capaz. Mas me diz agora, por que o índice de pessoas vem crescendo a favor do pensamento BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO?!

        Vai andar sozinho no Rio, em Sao Paulo, grandes periferia onde o tráfico domina. E vem aqui escrever um pouquinho mais da sua opinião.

        Curtir

  6. Use seus avançados conhecimento das causas de crimes para evitar que novos criminosos precisem ser executados, se eles estiverem certos uma lei de pena se morte nunca necessitaria ser aplicada ou voce nao confia nas suas teorias ? Ja para os criminosos que não puderem ser agraciados com os beneficios de tão elevado saber, eu tenho certeza que uma vez executados nunca mais voltarão a cometer crimes, e não se trata somente de evitar que pessoas enveredem pelo caminho da criminalidade, trata-se de vingança de Justiça para com a familia e a pessoa violentada. se o Estado não o fizer as pessoas continuarão a fazer com suas próprias mãos e isso pra mim é motivo pra guerra civil, no momento que a probabilidade de alguem ser morto na violencia urbana superar a de serem mortos em um conflito pode ter certeza que as pessoas não exitarão em se armar e reagir, a historia mostra isso , é um comportamento cíclico em todas as sociedades

    Curtir

    • Aí eu te pergunto: se essa teoria de que matando diminuiremos os crimes está certa,
      pq a pena de prisão está deixando de ser adotada em todo o mundo?
      Pq os EUA msm, a cada ano que passa, executam menos pessoas?
      Pq msm condenado à pena de morte os crimes não diminuem?
      …?
      …?
      …?

      A relação entre crime x criminoso, crime x sociedade, …, é muito profunda, muito além do simples ato de exterminar aquela pessoa específica que cometeu crime.
      Tenho medo, nessa onda de execução, de não sobrar mais ninguém pra contar a história.

      Um grande abraço!

      Curtir

  7. Li nos coments que ” A pena de morte está deixando de ser aplicada no mundo inteiro”
    Triste saber que aqui no Brasil, inocentes crianças, mulheres e homens policiais e civis estão sujeitos a essa penalidade sem nada dever à justiça, sem crime flagrante, por estar no momento e local errado. Só consigo lamentar!

    Curtido por 1 pessoa

    • Essa é uma triste realidade, Cibele, mas que não será resolvida por meio da implementação da pena de morte.

      Nossa justiça já é falha o suficiente pra mandarmos matar alguém pela prática de um crime.

      Mata um, surge outro.

      Mata outro, surge mais um.

      Chega de medidas paliativas, vamos agir onde interessa.

      Atuar quando o crime já foi cometido é tarde demais. Quando a pessoa já se envolveu com a criminalidade, a volta é quase impossível.

      O ideal é agir de modo a evitar a prática do crime.

      Um grande abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s