Governo quer acabar com auxílio-reclusão para presos

NOTÍCIA ORIGINALMENTE PUBLICADA POR ESTADÃO

Temer-2-768x512.jpg

O governo de Michel Temer estuda acabar com o auxílio-reclusão, que é concedido às famílias de presidiários que contribuem para o INSS. A medida gerará uma economia de R$ 600 milhões em 2018, segundo cálculos do Ministério da Fazenda, qual a Coluna teve acesso.

A proposta ainda está em fase de estudo pelo governo, mas é defendida por ministros pela economia gerada em um momento de crise como o que o País está passando. “Não é pra fazer caixa. Isso é um absurdo. Na situação que o país está? Benefício para preso?”, diz um ministro.

A proposta de modificação no benefício será encaminhada pelo governo por meio de uma PEC, que precisa ser aprovada pelo Congresso.


Gostou da notícia? Curta! Basta clicar na estrela que está abaixo do post.

Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou.

Para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Ah! Segue o blog, né?! Sem falar de cadastrar o seu email para receber as nossas atualizações sempre que novos textos forem postados. Basta ir no final da página inicial, clicando aqui, e seguir o passo a passo. É fácil e assim você não perde nenhum post.

Um grande abraço e obrigado pela visita!

Anúncios

6 comments

  1. Este é mesmo um governo golpista, o Auxilio Reclusão é um direito de quem contribuiu para a Previdência Social, tirar esse direito de que for ou estiver apenado e que tenha contribuído para a Previdência será mais um golpe que esses bandido e sua gang darão. Se ele quer fazer caixa ou economia, que taxe as grandes fortunas,,que diminua suas despesas supérfluas. Agora, ele não pode querer ser mais realista que o Rei. Se é direito do segurado o Auxilio Reclusão, ele não pode retirar este direito com uma canetada

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pedro, não sou advogado, e entendo que um criminoso que tenha posses e/ou renda, além da pena de reclusão será também condenado a indenizar a vítima e/ou seus dependentes (se for crime de morte ou lesão grave). Tá certo?

    Curtir

    1. O Código de Processo Penal, no artigo 336 fala que “O dinheiro ou objetos dados como fiança servirão ao pagamento das custas, da indenização do dano, da prestação pecuniária e da multa, se o réu for condenado.”

      Mas esse é um caso de perda do valor pago a título de fiança e não uma indenização em si.

      Já quanto a indenização mesmo, o artigo 387 do CPP diz que “O juiz, ao proferir sentença condenatória:
      IV – fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido;”

      Então, na sentença, o juiz deve fixar um valor a título de indenização pelos danos sofridos pela vítima.

      A execução dessa indenização só poderá ser feita na área cível e não diretamente na ação penal.

      No cível é possível que os bens existentes em nome do acusado sejam utilizados como forma de arcar com o pagamento da dívida.

      O grande problema é que na realidade brasileira quem é acusado de praticar crimes geralmente são integrantes de uma classe social baixa, fazendo com que eventual condenação a uma indenização pecuniária não surta efeito. O acusado vai pagar como?

      Basta olhar os jornais e ver quais os crimes foram praticados (noticiados) e veja se aqueles indivíduos que estão sendo acusados de praticar os crimes tem condições de pagar uma indenização. Provavelmente não terão.

      Enfim..

      Um grande abraço!

      Curtir

      1. Pois é. Mas um Abdelmassih, um Pimenta Neves, ficam isentos de indenizar as vítimas? Acho estranho que um direito óbvio deixe de ser um direito só porque seja impraticável a sua execução… Mas muito obrigado pelo esclarecimento.
        Abs

        Curtir

  3. Eu acho isso um absurdo,so porque ele tem dinheiro,q ja roubou muito,agora q acabar com o auxílio reclusão,nao é dinheiro q ele paga pra o preso,e sim fruto do trabalho dos presos,e não é pra os presos e sim pra os dependentes,e pra receber é maior burocracia tem q o último salário do preso tem q ser na carteira de 1089 se ultrapassar não tem direito,ninguém bate no peito falando q dessa água nao beberei q ai q bebê ne porque esta preso q ja é bicho,muitos estão preso por injustiça,vai seu ladrão safado,em vez de querer acabar com o auxílio reclusão,porque vc não tirar os inocentes da cadeira,é o mundo é dos bandidos,inocentes preso e bandidos solto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s