Tecnologia dentro dos escritórios de advocacia

O meio jurídico é, no Brasil, uma área de extrema competitividade, e o que proporciona que um escritório se destaque perante aos outros é o rendimento dos advogados que o compõe. Assim como em qualquer outro negócio a melhor forma de aumentar a produtividade é fornecendo aos funcionários as condições certas para que esses atinjam toda sua potência profissional.

Com o melhor da tecnologia e o melhor suporte em mãos o advogado pode fazer seu trabalho com o máximo de aproveitamento possível, garantindo não só a satisfação de seu cliente, mas também a imposição do nome do lugar onde trabalha.   

Pensando nisso, listamos aqui algumas soluções que seu escritório precisa conhecer:

Marketing jurídico  

Relacionado a competitividade do mercado jurídico e a importância de uma reputação, recorremos agora a uma medida que pode fazer total diferença em um escritório de advocacia. O marketing jurídico, é considerado atualmente a forma mais adequada de fortalecer a imagem do advogado no meio digital sem ferir o código da profissão, garantindo uma vantagem competitiva.   

É importante que o profissional se mantenha atualizado quanto às práticas de marketing em blogs de confiança, para que saiba exatamente do que precisa, e não perca tempo com o trivial. A forma como as pessoas olham para o serviço que querem contratar sofre modificações constantes e a necessidade se destacar pode levar, em alguns casos, o escritório a perder o foco do exercício da profissão.   

Certificado Digital  

O Certificado Digital é um documento eletrônico, que valida as transações on-line, e dessa forma o advogado tem acesso a inúmeros serviços disponibilizados na internet por órgãos públicos e pode, além de disso, assinar digitalmente documentos eletrônicos, dando-lhes validade jurídica, bem como podem consultar processos eletrônicos e ainda peticionar eletronicamente.  

Com o Certificado Digital OAB os atos processuais podem correr sem presença física do advogado. O acesso via internet permite que sejam movimentadas petições, contratos, pareceres e diversos outros documentos que fazem parte do cotidiano de um advogado e do escritório de advocacia. Dessa forma, a tecnologia aparece como uma forma de facilitar uma rotina já agitada, fazendo dispensável a locomoção até tribunais, fóruns e varas.    

Agenda Eletrônica

É bastante comum que com a quantidade de prazos e compromissos, que compõe a rotina jurídica, algumas datas sejam confundidas. O problema é que erros com o dia de pagamento de uma taxa, fornecedor, tributo ou empréstimo pode gerar multas e juros altíssimos com os quais o caixa terá que lidar.  

Com uma agenda eletrônica é possível manter um maior controle das obrigações do dia a dia. Além disso, a esse dispositivo costuma estar acoplado um sistema de alertas que pode evitar que os prazos sejam perdidos por descuido – já que transmite avisos para as datas destacadas-, e o advogado ainda é alertado quanto aos seus processos, audiências, entre outros. Existe inclusive a possibilidade de consulta da agenda de todos os colaboradores, tornando a integração ainda mais real e concreta.  

Programa para o controle financeiro

Optar por um programa financeiro jurídico equipado com um auxiliar de gestão financeira é uma economia de tempo e dinheiro. Dessa forma afazeres como controle de honorários e despesas, organizar o fluxo de caixa, emitir faturas e outros são automatizados, e se tornam muito mais simples.

Diferenciais como esse garantem que obrigações como essa sejam otimizadas e tempo seja conquistado para investir no que realmente importa.

Software juridico

O software jurídico – possivelmente o recurso mais importante aqui listado – é a ferramenta tecnológica que faz parte do cotidiano dos melhores advogados e escritórios de advocacia nos dias de hoje. Com o objetivo de automatizar, facilitar, e simplificar as tarefas executadas no dia a dia, o software ajuda com a gestão de processos, o controle de prazos, a organização da parte financeira, a integração da equipe, entre outros.

A ideia é que com a redução do tempo gasto com esses afazeres o profissional jurídico possua tempo para investir em áreas que realmente importam, como, por exemplo, se dedicar de forma mais integral aos seus clientes.

O software oferece hoje várias funcionalidades dentro do sistema, as inovações são várias. Entre os aparatos oferecido encontramos:

  • Documentos pré-editados   
  • Sistema de alerta de datas e prazos   
  • Nuvem de armazenamento   
  • Sistema de segurança e acesso restrito   
  • Modulo financeiro    

A utilização do software jurídico web é executada na nuvem, o que significa que seus dados estão seguros em servidores de alta tecnologia e podem ser acessados de forma prática, através de computadores, tablets e celulares. Além de promover o não uso do papel e a diminuição de práticas manuais -subordinadas ao fator falha humana-, garantem uma boa gestão de processos judiciais em que o acesso a esses é feito de uma forma totalmente digital.  

Suporte da TI

A grande questão é que toda tecnologia traz consigo a necessidade de suporte, administração, planejamento e outros. Se mal gerenciadas essas tecnologias podem perder a função de facilitadoras e se tornarem de fato problemas, a exigência é que exista um suporte com serviços de quem realmente entende do assunto.   

Uma boa administração garante ao escritório um suporte de todos os dados que são importantes para a empresa. Não se trata apenas de soluções em servidores, antivírus, backup e monitoramento – sendo esses os serviços de mais destaque oferecidos pela TI -, mas utilização de uma solução tecnológica que permita melhorar a organização interna e os métodos de trabalho, indo mais além.  

De nada vai adiantar implementar um software de gestão, se você não souber utilizá-lo. Com uma TI estratégica é possível extrair o melhor das ferramentas aplicadas no escritório, sendo assim extrai-se resultados melhores da equipe de advogados em um todo, e da solução de processos.  

Nas condições atuais o mercado de trabalho se mostra cada vez mais exigente e competitivo, e espera dos negócios um maior dinamismo para se adaptar. A forma como tudo é conduzido varia de maneira drástica, e as empresas precisam de respostas imediatas e satisfatórias. A adesão de bons auxiliares tecnológicos pode fazer toda diferença no desempenho do seu ambiente de trabalho, tornando-o mais moderno e atual.


Você escreve ou quer começar a escrever textos jurídicos que se enquadram no perfil do blog? Mande um e-mail para pedromaganem@gmail.com e vamos mudar paradigmas!


Gostou do texto? Curta! Basta clicar na estrela que está abaixo do post.

Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou. Para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Ah! Segue o blog, tanto no WordPress, quanto nas redes sociais. Sem falar de cadastrar o seu e-mail para receber as nossas atualizações sempre que novos textos forem postados. Para tanto, basta seguir o passo a passo que está na página inicial. É rápido e fácil e assim você não perde nenhum post.

Um grande abraço!


Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s